quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ainda sobre Profissionalismo.

Me pediram pra discorrer um pouco mais sobre profissionalismo, com detalhamento mais prático e menos teórico.
Então vamos tentar:
Ter profissionalismo é poder exercer sua atividade de tal forma que suas relações pessoais não tenham interferência no exercício de sua profissão.  Contudo, isso não deve ser empecilho para gerar um circulo de amizade nos trabalho.
É também, ser discreto quanto aos planos e problemas da organização em que trabalha, evitando que pontos fracos ou estratégicos não cheguem aos "ouvidos" da concorrência.
Ter profissionalismo, como se diz no dia a dia, é não levar a casa ao trabalho nem o trabalho para casa.  Isso não significa dizer que ao chegar no escritório, a pessoa não lembre que tenha filhos, contas pendentes, reunião de condomínio.... nem, tampouco, não levar uma tarefa ou outra para ser feita em casa, ou comentar, com familiares e amigos, dos fatos corriqueiros do ambiente de trabalho ou ainda, deixar de aproveitar novas oportunidades que aparecem nas festas e atividades pessoais. É mais precisamente não deixar com que os problemas de casa se transformem em impedimento ao exercício de suas funções, mesmo que de forma mais tímida. É ter a consciência que sua família e amigos necessitam de sua atenção e carinho e que você também necessita de um tempo si mesmo. Afinal de contas, como diz Waldez Lugwig: "Isso também é bom pros negócios."

sábado, 5 de maio de 2012

Lei as claras ou as escondidas?

No meu conceito, os guardas de transito deveriam agir de forma a educar e só em última circunstância punir.
O que se vê pelas esquinas do Recife é justamente o contrário. 

Preste atenção na imagem. O guarda está escondido atrás do poste, de forma a não ser visto e poder encher o seu caderninho com multas com as irregularidades de quem fazia a confluência a esquerda na esquina da Av. Norte com a Rua Gen. Abreu e Lima, no bairro do Rosarinho, no dia 4 de maio de 2012, às 6:50h da manhã.

Ao meu ver, sua atitude deveria ser a de se colocar o mais visível possível para que as pessoa soubessem que ali há um representante da lei, esclarecer as dúvidas da população e que o não respeito as regras acarretaria em punição.

Acredito ainda que esta postura deve ser incentivada pelos "chefes", na intensão de"mostrar serviço"