Me pediram pra discorrer um pouco mais sobre profissionalismo, com detalhamento mais prático e menos teórico.
Ter profissionalismo é poder exercer sua atividade de tal forma que suas relações pessoais não tenham interferência no exercício de sua profissão. Contudo, isso não deve ser empecilho para gerar um circulo de amizade nos trabalho.
É também, ser discreto quanto aos planos e problemas da organização em que trabalha, evitando que pontos fracos ou estratégicos não cheguem aos "ouvidos" da concorrência.
Ter profissionalismo, como se diz no dia a dia, é não levar a casa ao trabalho nem o trabalho para casa. Isso não significa dizer que ao chegar no escritório, a pessoa não lembre que tenha filhos, contas pendentes, reunião de condomínio.... nem, tampouco, não levar uma tarefa ou outra para ser feita em casa, ou comentar, com familiares e amigos, dos fatos corriqueiros do ambiente de trabalho ou ainda, deixar de aproveitar novas oportunidades que aparecem nas festas e atividades pessoais. É mais precisamente não deixar com que os problemas de casa se transformem em impedimento ao exercício de suas funções, mesmo que de forma mais tímida. É ter a consciência que sua família e amigos necessitam de sua atenção e carinho e que você também necessita de um tempo si mesmo. Afinal de contas, como diz Waldez Lugwig: "Isso também é bom pros negócios."
Nenhum comentário:
Postar um comentário