terça-feira, 9 de novembro de 2010

Desafio

Recebi um desafio bem interessante esta semana: Elencar o que faz uma pessoa ser um profissional melhor. 
Logo de início dá pra perceber que se trata de como uma PESSOA pode ser “melhor” ou “evoluir” em um aspecto de sua vida. 
Tenho, pra mim, que o desejo maior de todo ser humano é ser feliz. E, sob este prisma, não é possível que se privilegie o lado profissional em detrimento do pessoal. 
A retórica de “Ao entrar no trabalho deixar a vida profissional do lado de fora e ao ir para casa não leve sua vida profissional” é algo impraticável. Quem consegue estar absolutamente concentrado no trabalho com um filho doente em casa? Quem consegue dedicar-se plenamente a rotina de casa quando há uma pendência severa de nossa responsabilidade no trabalho? 
Tentando resumir o que pretendia dizer, para ser um profissional melhor, temos que melhorar nos aspectos pessoais: • Aprender a fazer amigos, • Tratar as pessoas como pessoas, • Ser companheiro, cooperativo e solidário, • Ter uma relação familiar afetuosa, • Buscar, dentro de nós, a harmonia e a paz de espírito para levá-la a onde estivermos, • Quebrar as barreiras que dificultam a comunicação, • Saber ouvir críticas, • Deixar sempre na ponta da língua as palavras "com licença", "por favor" e "obrigado", usando-as com sentimento e não só verbalizando. 
E para ser alguém melhor, temos que melhorar nos aspectos profissionais: • Manter-se sempre atualizado, • Cultivar uma rede de relacionamento, • Buscar a humildade em todos os atos, • Praticar a criatividade (lembrado que a fluidez da criatividade é fruto de exercício), • Pensar em seu trabalho como o seu negócio, • Usar e abusar da ética, • Estar disponível para ensinar e aberto para aprender, • Procurar gerar um bom clima organizacional, • Saber ouvir críticas e saber quando e como fazer uma crítica, • Entender que seu trabalho é importante para alguém, além do seu patrão.

2 comentários:

  1. Grande André Maia!
    Trabalhamos pouco tempo juntos, mas, já na época dava pra perceber o quanto você era o profissional de qualidade.
    Um abraço e sucesso.

    Augusto.

    ResponderExcluir
  2. Só tenho a agradecer aos amigos, pessoais e profissionais, por terem me tornado algo melhor.

    No blog há outras postagens direcionadas à RH e Gestão do conhecimento.

    Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir