“Diário de bordo: data estelar 1513.1. Nossa posição, órbita do planeta M-113. A bordo da Enterprise, Sr. Spock, temporariamente no comando. No planeta, ruínas de uma civilização antiga e desaparecida há muito tempo...”
A série Jornada nas Estrelas começava com o Capitão Kirk relatando a situação da USS Entreprise e sua tripulação em seu diário de bordo.
E você então me pergunta: O que é que isso tem haver com o tema da postagem, Blog ou Clipping?
É bem simples. Bog é o diário de bordo de um internauta. Ele registra ali o que ele pensa sobre o que esta acontecendo no planeta. Não que um blog tenha que ter a formalidade de um diário de bordo, mas ele tem que representar a vivência de quem o escreve.
Blog é uma palavra que surgiu, primeiro pela união e depois pela simplificação da pronúncia da união de outras duas, WEB (que vem da REDE) e LOG (diário de registros).
A idéia central do blog é registrar as opiniões a cerca dos fatos do cotidiano, sob a ótica que quem está escrevendo. Assim, quem faz um blog analisa os fatos de acordo com seus valores éticos, morais, religiosos e econômicos, e tenta contribuir para a formação de opinião.
Já o clipping não tem o caráter da personalização da informação. É a simples garimpagem de notícias, nas mais diversas fontes, para repercussão. É a supervalorização do copiar e colar.
Sua origem está nas empresas que precisavam fazer um álbum de recortes com as notícias que afetavam a organização.
Contudo, o pior dos males que esses “clippeiros” disfarçados de “bloqueiros” cometem é não dar o crédito a quem tem o direito, omitir a fonte.
A grosseria é tamanha que dá pra pensar: Ele realmente leu o que copiou ou escolheu o que copiar pelo título, sem dar a mínima para o conteúdo?