Mostrando postagens com marcador Responsabilidade Social. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Responsabilidade Social. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O trabalho do professor e do educador.

Esta semana li cartazes, com frases de estímulo, na parede de uma escola que me fizeram voltar aos tempos de estudante.
Na época em que fiz o meu 2º grau, hoje ensino médio, professor Leonel, de matemática, escolhia uma frase e a escrevia no quadro, durante todo um bimestre e, ao final de cada aula, a lia para nós.
Aquilo, para mim, parecia algo sem sentido: Porque uma frase ficaria as nossas vistas durante duas aulas por dia, duas vezes por semana, durante dois meses? O que aquilo tinha a ver com matemática?
A que mais me marcou e que nunca esqueci foi essa:

"O Segredo do sucesso é bem simples: Esforço, esforço e mais esforço... Nas horas vagas, trabalho, trabalho e mais trabalho".

Hoje percebo sua atitude de outra forma. Ele se portava ali como um educador e não apenas como professor de matemática. 
Tinha a intenção de deixar algo para nossas vidas e não apenas técnicas de como resolver problemas através das operações matemáticas.
Fazia como a natureza, que espalha flores pelo nosso caminho, mesmo sabendo que nem todos olharão para elas e poucos perceberão o quanto são belas. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O sistema de saúde sem direito a UTI.

Trabalhei em alguns hospitais públicos entre 2000 e 2005.
De la para cá, só venho acompanhando pelas propagandas, que insistem que estão construindo, estão reformando, estão reequipando estão requalificando (essa palavra é ótima).
Contudo o que presenciei nestes últimos dias me mostra exatamente o contrário.
A emergência cardiológica do Hospital Agamêmnon Magalhães encontra-se superlotada. Onde deveria acomodar 18 pacientes. encontrei 40, além de 10 pacientes sentados em cadeiras (nem sempre adequadas).  Porém, o mais absurdo de tudo foi ver mais 8 pacientes acomodados em macas no corredor externo da emergência (por onde sai o expurgo hospitalar e o  lixo).
Presenciei a conversa da enfermeira chefe com o médico plantonista que teriam que dar alta a 10 pacientes pra imprensa não saber.


Esse é um problema que persiste e persistirá por muito tempo ainda. Todo candidato diz que sabe onde esta a solução do problema. Mas esse mesmo candidato, enquanto  governante, cria obras faraônicas e megalomaníacas para aparecer e não para resolver.
Gastam rios de dinheiro em obras para a copa, que acolherá apenas quatro jogos, enquanto que a tão prometida reforma da saúde fica sem garrote para aplicar uma injeção.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque

A Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque enfim terá uma sede.
Um terreno da marinha, próximo ao local onde hoje eles ensaiam e estudam, foi doado pelo Presidente Lula e a construção do prédio, com auditório para 700 pessoas, camarins, refeitório, salas de estudo e sala de troféus, será uma doação da construtora Odebrecht.
A Orquestra teve seu ponto de partida em 2006, quando a idéia do Maestro Cussy de Almeida foi acolhida pelo então Presidente do TJPE Juiz Nildo Nery e pelo Juiz Corregedor Dr. João Targino, que tiveram a sensibilidade para entender que este projeto mudaria a vida daquelas crianças e da comunidade.
Em 2008 os meninos fizeram uma apresentação, em Brasília, para o presidente quando foi oficializado o pedido do terreno para a construção da sede, que foi bem recebido pelo Presidente Lula.
Meu descontentamento se deve ao homenageado que emprestará o seu nome ao prédio. É injusto que o nome do Maestro Cussy de Almeida seja preterido contra quem quer que seja. Afinal de contas, a idéia surgiu dele ao visitar escolas de música para crianças na Ásia e trazer de lá o método Suzuki adaptando-o, com sucesso, a realidade brasileira. O seu empenho fez com que talentos fossem revelados e ocupassem pautas nos mais tradicionais endereços da música de concerto do Brasil.
Sua atitude proativa, fez ressurgir a autoestima na comunidade do Coque, com a apresentação da orquestra em programas de televisão de alcance nacional.

Para que haja justiça o nome da sala deverá ser Maestro Cussy de Almeida.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Postos de arrecadação de donativos para o Haiti

Desde ontem (18/01) vários supermercados pernambucanos iniciaram uma campanha de arrecadação alimentos não perecíveis e água para as vítimas do terremoto que assolou o Haiti.
Roupas não estão sendo recebidas por conta de um pedido do governo do Haiti com a finalidade de priorizar alimentos e água.

Ai vão os supermercados que estão arrecadando:

Extra (Boa Viagem e Madalena)
Pão de Açúcar (Parnamirim e Aflitos)
Hiper Bompreço (Boa Viagem)
Arco-Íris (Prazeres)

Além de outros pontos montados pelo exército, como o 3o. Jardim em Boa Viagem, Praça Fernando Figueira, próxima ao Imip, no bairro dos Coelhos, o quartel do Derby, Parque da Jaqueira.
As paróquias ligadas à Cúria também estão autorizadas a receber as doações.

Vale lembrar também que as doações de água devem ser feitas em garrafas pequenas de 1/2, 1 ou 2 litros para facilitar a distribuição.
Lembre-se, que se cada um de nós doar um pouco, esse pouco já é muito para que esta sem NADA.


Todos nós temos condições de doar, afinal de contas o Pernambucano tem a fama de boa gente e de bom coração.

(Repassem esse aviso ao maior número de pessoas possível de sua rede de relacionamento.)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Morre Zilda Arns


Hoje, 13/01/2010, o mundo acordou mais pobre e solitário.

Morreu Zilda Arns.

Médica pediatra e sanitarista, por profissão. Mãe de cinco filhos, avó de nove netos e irmã de dom Paulo Evaristo Arns, por familiaridade. Fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, por crença na humanidade.

Por sua atuação em programas de responsabilidade siocial, recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país, inclusive uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.

Formada em medicina, aprofundou-se em saúde pública, visando salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário. Podemos atribuir-lhe a vocação para a invenção, já que inventou a multi-mistura, como complemento alimentar de combate a desnutrição infantil. Inventou métodos simples, rápidos e baratos para medição de peso e controle familiar. Muitas de suas "invenções" são adotadas nos PSFs brasileiros e em muitos outros paises.

Compreendendo que a educação revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das mazelas sociais, desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação do conhecimento baseada na interação humana.

A sua prática diária como médica pediatra do Hospital de Crianças César Pernetta, em Sua experiência fez com que, em 1980, fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin, para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória, no Paraná, criando um método próprio, depois adotado pelo Ministério da Saúde.

Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com dom Geraldo Majella Agnelo. No mesmo ano, deu início à experiência a partir de um projeto-piloto em Florestópolis, Paraná. Em vinte e cinco anos de atividades, a pastoral acompanhou 1 816 261 crianças menores de seis anos e 1 407 743 de famílias pobres em 4060 municípios brasileiros.

Zilda Arns morreu atingida por uma pedra de concreto dentro de uma Igreja no Haiti, quando se preparava para uma palestra sobre a Pastoral da Criança na Conferência dos Religiosos do Caribe.

Ela foi uma guerreira pela Responsbilidade Social. E, por sua atitude, peço uma salva de palmas.