sexta-feira, 26 de junho de 2009

Conversa de fim de semana 40 - Tenho um novo chefe!



Eventualmente percebemos em nossos colegas, quando não em nós mesmos, a cara de “Meu Deus, O que eu faço agora? Tenho um novo chefe!”
Essa é, em geral, a idéia que se passa nas cabeças das pessoas. A insegurança e a ansiedade se misturam e deixam um clima de confusão no ar.
Como toda moeda tem duas faces, o seu novo chefe também deve estar se perguntando a mesma coisa e acrescentando novas dúvidas: Como será minha nova equipe? Como é o clima corporativo desse novo desafio?
De nossa parte temos que pensar que esta é uma nova oportunidade de nos apresentar ao mesmo trabalho e reconstruir o nosso planejamento de carreira.
E qual seria o caminho das pedras?
Estabelecer com o novo chefe um canal de dialogo. Um bom canal de dialogo é fundamental para fazer o nosso marketing pessoal. Agora deve-se ter o cuidado de não fazer disso aquela coisa pegajosa, transformar uma relação profissional numa relação de bajulação pode ter o efeito contrário ao planejado.
Por outro lado, esse canal de dialogo servirá para facilitar a aclimatação do novo chefe dentro da cultura organizacional e isso servirá para que ele compreenda melhor a empresa e o jogo do poder que existe nela. Essa aproximação servirá para que ele entenda como você compreende a empresa e o seu relacionamento interno e externo.
Um outro ponto importante será conhecer dele as expectativas, características e habilidades e, dentro delas, ver como podemos contribuir em seu processo de integração.Vale lembrar que também em nossa vida pessoal, para toda ação haverá uma reação em sentido contrário e, em si tratando de um chefe, ela pode não ter a mesa intensidade.
André Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário