domingo, 25 de julho de 2010

O maestro da ação social

Nesta sexta feira passada, 23/7/2010, Cussi de Almeida aceitou o convite para reger um coro de anjos.
Como um dos temas que este blog costuma abordar é a responsabilidade social, o trabalho e vida do Professor e maestro Cussi de Almeida não poderia ficar de fora.
Filho do compositor e professor de piano Wademar de Almeida, como se diz de todo artista, não nasceu mas estreou em Nata/RN.
Desde muito jovem já despontava como uma promessa musical. Aos 11 anos fez vários recitais pelo Brasil. Já morando em Pernambuco, estudou com Prof. Vicente Fittipaldi, e aos 14 anos iniciou sua carreira de instrumentista de orquestra na Orquestra Sinfônica do Recife.
Após voltar de seus estudos na Europa, onde estudou e trabalhou com René Bemedetti e Vila Lobos, dedicou-se ao ensino da musica e do violino. Passou a estudar a musica nordestina e suas influência.
Este estudo lhe levou a criar, na década de 1970, a Orquestra Armorial de câmara.
Criou também, a orquestra de cordas dedilhadas e em 2003 a orquestra Oragem.
Essas três orquestra tinham em comum a convivência entre instrumentos eruditos e populares e um repertório calcado na cultura nordestina.
Sua mais nova criação, com o apoio do Juiz João José Targino, foi o projeto social; Orquestra dos Meninos do Coque.
Essa orquestra tem como meta a profissionalização das crianças dequela comunidade na música. Os resultados do projeto são muitos, melhoria na qualidade de vida das famílias, aumento do rendimento escolar das crianças do projeto e emprego e renda. Na comunidade, também há um reflexo visível, a aumento da autoestima.
Os talentos despertados ali já começam a despontar. Em 2009 uma das crianças, o 1º violinista da orquestra, recebeu um bolsa de estudos para estudar na Polônia.

Há pessoas que são insubstituíveis. Cussi é uma delas.


Homenagem da Orquestra dos Meninos do Coque ao seu grande criador.
http://www.youtube.com/watch?v=idx4HqIbMwE&feature=player_embedded#!

Nenhum comentário:

Postar um comentário