Um terreno da marinha, próximo ao local onde hoje eles ensaiam e estudam, foi doado pelo Presidente Lula e a construção do prédio, com auditório para 700 pessoas, camarins, refeitório, salas de estudo e sala de troféus, será uma doação da construtora Odebrecht.
A Orquestra teve seu ponto de partida em 2006, quando a idéia do Maestro Cussy de Almeida foi acolhida pelo então Presidente do TJPE Juiz Nildo Nery e pelo Juiz Corregedor Dr. João Targino, que tiveram a sensibilidade para entender que este projeto mudaria a vida daquelas crianças e da comunidade.
Em 2008 os meninos fizeram uma apresentação, em Brasília, para o presidente quando foi oficializado o pedido do terreno para a construção da sede, que foi bem recebido pelo Presidente Lula.
Meu descontentamento se deve ao homenageado que emprestará o seu nome ao prédio. É injusto que o nome do Maestro Cussy de Almeida seja preterido contra quem quer que seja. Afinal de contas, a idéia surgiu dele ao visitar escolas de música para crianças na Ásia e trazer de lá o método Suzuki adaptando-o, com sucesso, a realidade brasileira. O seu empenho fez com que talentos fossem revelados e ocupassem pautas nos mais tradicionais endereços da música de concerto do Brasil.
Sua atitude proativa, fez ressurgir a autoestima na comunidade do Coque, com a apresentação da orquestra em programas de televisão de alcance nacional.
Para que haja justiça o nome da sala deverá ser Maestro Cussy de Almeida.
Para que haja justiça o nome da sala deverá ser Maestro Cussy de Almeida.